Cuito – Os usos e costumes, dança, arte, gastronomia entre outros aspectos da cultura biena estiveram em evidência na recepção de 25 turistas estrangeiros que visitaram hoje a cidade do Cuito.
Uma semana depois, a capital do Bié voltou a receber turistas de várias nacionalidades, que se fazem transportar no comboio de Luxo, proveniente da Tanzânia.
No passado dia 19, foram 50 os que pisaram o solo desta região centro/sul do país, a bordo do comboio de luxo “RUVOS”, vindo do Zimbabwe.
Quer o primeiro grupo quer o segundo tiveram a oportunidade de conviver com a cultura local, com realce para a dança, em que se destaca o Ocatita, Sawoia, Tchianda, Omenda.
Os turistas tiveram a oportunidade de ouvir ainda histórias de alguns rituais tradicionais desta região, contadas pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico, António Manuel.
Os turistas, alemães, portugueses, sul-africanos, franceses, noruegueses, dinamarqueses, norte-americanos, entre outros, aproveitaram para visitar o largo Espelho-d’-Água e o Cemitério Monumento.
Na ocasião, Rebeca Ribeiro, em nome dos demais, disse que a cultura biena é surpreendente e deve ser cada vez mais valorizada e divulgada.
O comboio turístico ruma ainda hoje à província do Huambo.