Luanda – O ministro do Turismo, Márcio Daniel, destacou esta quarta-feira, na República da Zâmbia, o impacto do sector na criação de empregos nos países da região transfronteiriça do Kavango-Zambeze (KAZA).
O governante angolano intervinha no debate de alto nível dos ministros do sector dos cinco parceiros da região, nomeadamente, Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.
O encontro de alto nível ocorreu no quadro de uma cimeira de Chefes de Estado, refere uma nota do ministério de tutela enviada esta quinta-feira à ANGOP.
Márcio Daniel abordou o impacto do turismo na perspectiva de criação de empregos, uma das principais garantias de exploração sustentável dos recursos da região transfronteiriça do KAZA.
Ressaltou que a existência de uma área de conservação conjunta requer acção combinada dos Estados-membros da região para que ela se torne um destino turístico de nível mundial e assegure o impacto positivo da exploração económica dos recursos desta zona nas comunidades locais.
Um dos destaques do encontro, acrescenta o documento, foi o lançamento oficial da marca de destino turístico “Rivers of life” (Rios da vida), que marcou o momento crucial na jornada da região para promover a conservação do turismo sustentável e o empoderamento comunitário nos países parceiros.
A marca The Rivers of Life é rica em diversidade natural e cultural para todos os que amam a vida selvagem sem fronteiras, indica a nota. VC