Lubango – A Associação de Operadores e Promotores de Turismo (HOTOUR) considerou que a previsão de certificação do Aeroporto Internacional da Mukanka, no Lubango, nos próximos dois anos, aumentará o fluxo de turistas para a Huíla e a colocará "aos olhos do mundo".
O anúncio de que Angola prevê certificar os aeroportos Internacional de Catumbela, na província de Benguela, e o da Mukanka, na Huíla, dentro dos próximos dois anos, foi feito hoje, terça-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração da Sociedade Gestora dos Aeroportos (SGA), José Tavares Venâncio e a reacção dos principais beneficiários não se fez esperar.
Em entrevista à ANGOP, no Lubango, o presidente do conselho executivo da HOTOUR, João Lopes, enalteceu a importância dessa certificação para os operadores de turismo dinamizarem a sua actividade.
Declarou que tal acto resultaria, dentre outras coisas, na vinda de mais turistas, na abertura de novos restaurantes, hotéis, na criação de empregos, hospitais, obrigando a abertura de maior volume de negócios para responder à demanda.
“Faz todo o sentido que seja certificado o Aeroporto do Lubango, pela sua localização e historial, associado ao factor Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que é estratégico, além de estar preparado e treinado para esse papel”, disse.
Salientou ser um aeroporto "estratégico e importante", basta olhar para o fligt radar (sistema que disponibiliza a visualização de aviões do mundo todo, em tempo real, na forma cartográfica) para ver as companhias que sobrevoam a região.
João Lopes augura que o anúncio da SGA, sobre a referida certificação para o tráfego internacional, seja uma realidade no tempo anunciado, lembrando que não se pode esquecer que para a concretização há requisitos a cumprir, como ter um aeroporto alternativo com a mesma capacidade, que no caso do Lubango tem o do Namibe ou da Catumbela.
Destacou a ainda a necessidade da criação de condições de infra-estruturas médicas para casos de emergência, um elemento que falta para o Aeroporto Internacional de Catumbela, daí ainda não estar certificado, apesar de estar todo edificado.
Localizado no noroeste da cidade de Lubango, o Aeroporto Internacional da Mukanka é uma infra-estrutura que ocupa uma área de sete mil metros quadrados, apresentando-se como um dos maiores aeroportos de Angola com ligações domésticas e internacionais, pois até 2020 tinha duas frequências semanais para Whindhoek, na Namíbia.
Actualmente, Angola possui um único aeroporto com certificação de tráfego internacional, que é o 4 de Fevereiro, em Luanda. EM/MS