Uíge - O secretário da mesa da assembleia-geral do Movimento Nacional Angola Real(MONAAR), Ernesto Miúdo, defendeu, esta quarta-feira, a aposta nas acções que atraiam investimentos turísticos na província do Uíge.
A província do Uíge conta com um total de 200 pontos turísticos cadastrados, com realce para as grutas do Nzenzu e da Cabala, lagoa do Tedi Tedi, quedas do rio Luchide, Lagoa do Feitiço, entre outros locais turísticos.
O investimento nesses locais turísticos vai promover o desenvolvimento económico e social da região, justificou o responsável no final da visita que a delegação de jovens angolanos residentes na diáspora efectuou à Lagoa do Feitiço (local turístico), localizada na aldeia Dambi Angola, no município do Quitexe.
Reconheceu que a província do Uíge, em particular, possui diversos sítios turísticos que deviam ser aproveitados para a promoção do turismo.
Por isso, defendeu a necessidade de o Governo continuar a criar políticas que atraiam investimentos no sector, visando contribuir para a arrecadação de receitas e a criação de novos postos de trabalho.
Na ocasião, Ernesto Miúdo convidou os angolanos residentes na diáspora a juntarem-se aos esforços do Executivo, visando contribuir para o desenvolvimento de projectos ligados ao turismo.
Em relação à Lagoa do Feitiço, disse que o local seria melhor aproveitado no sector do turismo, visando atrair investidores e turistas a visitarem o local.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude, Desportos e Turismo, Gomes Costa, disse que o sector está na fase final do processo de catalogação dos sítios turísticos, para serem divulgados através do posto de informação turístico, que será criado brevemente.
A comitiva do MONAAR, que efectuou uma visita de dois dias à província do Uíge, contou com 26 delegados oriundos da África do Sul, Namíbia, Alemanha, Polónia, Portugal, Suíça, Itália, Espanha e República Checa.
A delegação oriunda da diáspora integra cerca de 300 delegados de vários países, que se deslocaram às diversas províncias do país, para se inteirar sobre a realidade social e económica do país. NM/JAR