Lubango - Uma plataforma Web, designada Região Turística Sul, com informações sobre as potencialidades naturais, da biodiversidade, etnografia, património histórico, arquitectónico e cultural de cinco províncias da parte setentrional do país vai ser lançada em breve.
Trata-se da 1ª plataforma digital criada para a Região Turística Sul, que já teve o pré-lançamento, no pretérito dia 27 de Setembro, na cidade do Lubango, no quadro do Dia Mundial do Turismo, pela agência de comunicação integrada denominada "Bongue Yo Tchivila".
Da plataforma, que está a 60 por cento da sua execução e vai prestar informações sobre as províncias da Huíla, do Namibe, do Cunene, do Cuando Cubando e de Benguela, cujo nome “Região Turística Sul” foi designado pelo Ministério do Turismo.
Ao falar do projecto à ANGOP hoje, sexta-feira, o sócio-gerente da agência Bongue Yo Tchivila, Rui Lemos, afirmou ser uma representação “profunda” dos activos turísticos das províncias da região, desde as potencialidades e as condições de aproveitamento turístico da zona espelhados na plataforma.
Explicou que o início da plataforma foi motivada com a criação de uma marca da região, feita pela agência por solicitação do Governo, na sétima edição da Bolsa Internacional de Turismo (BITUR) em Maio do ano em curso, no Lubango, e posteriormente decidiram aprofundar o conceito.
Ressaltou que as províncias da Huíla e de Benguela estão mais adiantadas na organização dos doados, enquanto as outras três que estão no início da produção de informações.
Rui Lemos explicou que a ideia não passa apenas por descrever os pontos turísticos, mas buscar assuntos interessantes na envolvente do sector, como a etnografia, a biodiversidade e a cultura dos povos.
Por sua vez, o director do Gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, considerou ser uma plataforma que tem na sua essência a atracção de investimentos na Região Turística Sul.
Salientou que para a região é importante conseguir com a ferramenta para além de mais turistas possam aparecer mais investidores nacionais e estrangeiros para apostarem nas referidas potencialidades.
A plataforma, disse o director, “encaixa-se bem” no Plano Nacional de Fomento ao Turismo (PLANATUR).
A Bongue Yo Tchivila é uma agência de comunicação integrada, sediada no Lubango (Huíla) que existe há 10 anos. Iniciou a fazer trabalhos na área gráfica, e nos últimos anos está a fazer mais de comunicação institucional, assim como acessórias governamentais. EM/MS