Lumbala Nguimbo - Com várias quedas de águas, como as do rio Luanguinga, Lucula e Nengo, bem como diversidades de lagoas encantadoras, o município dos Bundas, na província do Moxico, está aberto para investimentos privados nos sectores do turismo e piscicultura, apurou a ANGOP.
A região, localizada a 356 a sul da cidade do Luena, capital provincial, com uma população estimada em 91 mil 66 habitantes, conta igualmente com um porto fluvial do Mussuma, uma importante rota para se desenvolver a actividade comercial, por via da exportação e importação de produtos na vizinha República da Zâmbia.
Em declarações à ANGOP, o administrador municipal dos Bundas, Benilson Mbambi, reafirmou que o município continua aberto para implementação de investimentos privados, com vista a se impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região, principalmente na geração de empregos.
Disse que o município oferece condições para receber investimentos de infra-estruturas no ramo hoteleiro (resorts, restaurantes e hotéis).
Além do turismo, disse que há igualmente oportunidades de investimentos nos sectores agrícolas, face ao potencial que ostenta de recursos hídricos e terras férteis, além de extensas florestas, propícias para a apicultura, visando a exploração do mel, bem como da madeira.
As autoridades locais, disse, estão disponíveis em colaborar com potenciais investidores, para obtenção de espaços e facilitar ultrapassar questões administrativas.
As potencialidades turísticas e agrícolas da municipalidade são completadas com uma rica cultura, representado pelas danças folclóricas como o Chisho, Macopo, Calucuta, Shombe, Nduco, Cayowe Lyenha, praticadas em várias cerimónias da circunscrição.
Bundas é um dos nove municípios da província do Moxico, que tem 37 mil 817 km². Lumbala Nguimbo é a sede municipal, contando igualmente com as comunas do Lutembo, Chiume, Luvuei, Ninda, Mussuma Mitete e Sessa.
O município é limitado a norte pelos municípios do Moxico e Alto Zambeze, a leste pela República da Zâmbia, a sul pelos municípios de Rivungo e Mavinga (na vizinha província do Cuando Cubango), e a oeste pelo município de Luchazes. LTY/TC/YD