Catumbela – A Administração Municipal da Catumbela está a trabalhar para revitalizar o Centro Turístico e Zoológico local (Bambús), a começar pelo resgate do seu objecto social, soube ANGOP, esta terça-feira.
Segundo o director do seu Gabinete Jurídico, Efraim Chinguto, aquela instituição está a trabalhar junto ao Tribunal de Comarca do Lobito, e ao actual concessionário que alega ter ainda o direito de exploração, no âmbito da recuperação do património público.
Fez saber que, desde o dia 22 de Abril de 2021, ficou claro que o Centro Centro Turístico e Zoológico "Bambus'' é património do Estado e a sua gestão ou exploração tem de se basear na sua perspectiva, para satisfação da população em geral.
Questionado se haverá um concurso público, a curto prazo, para sua exploração, afirmou que tudo depende de alguns elementos técnicos e termos de referência, embora a data não esteja muito distante de acontecer.
Disse, no entanto, que tem aparecido gente com intenção de investir e também benfeitores que querem prestar a sua ajuda através de doação de animais e outro tipo de apoios.
“Além de visitas de lazer, os Bambús poderiam proporcionar aos estudantes de várias latitudes, momentos de trabalho em grupo com fins científicos, a exemplo do que se faz na Estufa da cidade do Huambo”, sugeriu o director.
Efraim Chinguto explicou que, durante muito tempo, este património do Estado, que deveria servir também às gerações vindouras, não teve acompanhamento jurídico. Por isso, a entidade que estava a explorar limitou-se a fazer trabalhos no sector da restauração, desvirtualizando o verdadeiro papel do Centro.
Por outro lado, com a reabilitação da marginal da Catumbela, sofreu grandes alterações, com destaque para o corte do Bambu, uma planta da família Bambusoideae, que preenchia grande parte do espaço e deu o nome ao Centro Zoológico.
Embora tenha perdido completamente o seu objecto social, a obra triplicou o espaço anterior de aproximadamente três hectares, dando possibilidade de se construir um zoo mais atractivo, de acordo com dados do departamento técnico.
Testemunhas afirmaram que o Centro Turístico e Zoológico da Catumbela foi construído na era colonial, antes dos anos 70, e tinha animais como leões, onças, macacos, gorilas, jacarés, entre outros, atraindo cidadãos de várias partes do país, incluindo turistas internacionais.