Cuito – A província do Bié conta desde quinta-feira com 13 novos autocarros, com capacidade para 64 lugares cada, para o reforço dos transportes urbanos de passageiros.
O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Valdemar Malheiro Luguera, avançou que os meios foram entregues a quatro operadoras do ramo, vencedora do concurso público, realizado no mês passado (Janeiro).
Entre as empresas seleccionadas estão a Barbassoma, com seis, Tchissola, com três, Transfanico e Carolelo, com dois cada.
As mesmas vão reembolsar um valor de 58 milhões 354 mil e 933 kwanzas por cada autocarro, no prazo de 10 anos.
As operadoras, antes de receberem os autocarros, pagaram um valor parcial de 2.917.747,00 kwanzas, correspondente 5% do montante global.
Valdemar Malheiro Luguera disse ainda que a atribuição destes meios vai permitir a criação de 39 novos postos de trabalho directos.
No acto da entrega simbólica das chaves, o governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, frisou que a entrega dos autocarros enquadra-se na estratégia do reforço do Executivo, que visa o reordenamento do transporte urbano regular de passageiros.
Pediu as operadoras para cumprirem com as rotas definidas e honrar o compromisso de reembolsar os valores investidos.
Enquanto isso, Barbosa Cassoma Adriano, em representação das empresas beneficiárias, prometeu trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de transportação dos passageiros.
Com a entrega destes autocarros, a província do Bié passa a contar com 53 meios em circulação. AS/PLB