Lubango - A província da Huíla vai contar ainda este ano com um sistema de bilhética electrónica de acesso aos transportes públicos, colectivos e urbanos, uma iniciativa do Ministério dos Transportes.
O sistema eletrónico, cuja data de implementação ainda não é exacta, já foi lançado em Luanda e a Huíla será a segunda província, cujo objectivo é facilitar a emissão de bilhetes com alargado período de validade (semanais e mensais), salvaguardar grupos com necessidades especiais e organizar o próprio sistema.
Em Dezembro deve ser montada, no gabinete dos Transportes, toda a tecnologia para o efeito e treinamento dos técnicos, por instrutores de Luanda.
Em entrevista hoje, quinta-feira, à ANGOP, A directora do gabinete provincial dos transportes, tráfego e mobilidade urbana, Gracinda Gonçalves, fez saber que com a instalação desse sistema, o Estado garantirá um controlo efectivo sobre as operações realizadas pelo sub-sector de transportes rodoviários.
A responsável afirmou que a instituição que dirige é uma das mais afectadas com a crise da Covid-19, facto que tem desfiado todos dias os operadores e limitado as suas actuações.
"Apesar da difícil situação continuamos a ser nós, o sector dos transportes, que temos garantido a distribuição de bens em todo o país e proporcionar a mobilidade das pessoas e bens", - disse.
Afirmou que está em funcionamento o sistema de transportes urbano regular de passageiros no Lubango, que conta com 40 autocarros, que tem permitido garantir a mobilidade dos cidadãos.
Desde a implementação deste sistema, em Outubro de 2019, segundo a gestora, já foram transportados 4,2 milhões de passageiros.
A par disso, o sector pretende materializar diversos projectos em carteria, que passam pela mobilização e atracção de investimentos, sobretudo para o segmento urbano e inter-urbano.