Cuito – Dois mil e 48 cartões de subvenção da gasolina começaram hoje a ser distribuídos aos taxistas e moto-taxistas da província do Bié, em cumprimento ao quadro de isenção, face ao novo preço da gasolina de 300 kwanzas, contra os 160 anteriores.
Na manhã desta quinta-feira, a governadora em exercício do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, procedeu à entrega do primeiro cartão ao taxista José Epesse Essamba, que opera na cidade do Cuito.
Nesta primeira fase, o município do Cuito, capital da província do Bié, tem disponíveis 372 cartões, destes, 21 para os taxistas inter-urbanos, dos 30 que foram licenciados.
O secretário provincial da Associação dos Taxistas (ATA) no Bié, Emanuel Sahunji, defendeu celeridade no processo de entrega dos cartões, para se evitar a subida do preço da corrida por parte de outros taxistas que ainda não foram abrangidos.
“Com com esta decisão, aumenta a cada dia o número de automobilistas que pretendem licenciar suas viaturas para a actividade de táxi”, alertou.
Quanto aos moto-taxistas que operam no Cuito espera-se à entrega, ainda durante o dia de hoje, de cem cartões, dos dois mil e 96 operadores que estão devidamente licenciados nesta municipalidade.
Para Luís Cardo Adriano, presidente da Amotrang no Bié, é satisfatória a medida de subvenção, pelo facto dos seus associados continuarem a pagar a gasolina com o preço de 160 kwanzas, o que pode permitir uma estabilidade nos preços do táxi.
Para o taxista José Epesse Essamba, que faz a rota cidade/centralidade, a acção concretiza as promessas do Executivo, tendo confessado que de primeira duvidava do êxito do processo.
"A prova está em minhas mãos"- disse, depois de receber o cartão entregue directamente pela governadora em exercício, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo.
Já o moto-taxista Canequela Jamba mostrou-se satisfeito e um pouco privilegiado por conseguir o cartão logo no primeiro dia.
Apelou aos colegas a manterem-se calmos e aguardarem com disciplina.
A província do Bié conta com o registo de oito mil moto-taxistas e taxistas licenciados para o exercício da actividade.
Em declarações à ANGOP, pouco depois da abertura do processo de entrega dos cartões aos beneficiários, o director do Gabinete Provincial dos Transportes no Bié, Waldemar Lunguera, assegurou que no cartão tem um saldo disponível equivalente ao valor diário acumulado desde o dia 2 de Junho.
Governo do Bié enaltece civismo dos taxistas
A governadora em exercício do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, enalteceu o comportamento cívico dos taxistas e moto-taxistas locais, que até ao momento souberam esperar pelo momento da entrega dos cartões de subvenção, depois do anúncio da subida da gasolina.
Ao se dirigir à classe de taxistas e moto-taxistas, reconheceu o grande papel prestado por estes, sobretudo em suprir o problema do desemprego na província.
Disse que, tão logo terminar a primeira fase, poderão seguir de imediato com a segunda fase, que prevê abranger maior número de utentes, por isso, apelou à continua adesão aos postos de licenciamento criados nos nove municípios.LB/PLB