Luanda – Após sensivelmente um ano e sete meses de interregno das operações para a Nigéria, a TAAG - Linhas Aéreas de Angola retomou, nesta quinta-feira (dia 7), as ligações entre Luanda e Lagos, relançando o comércio e o turismo entre os dois países.
A retomada dos voos para Nigéria obedece a um vasto plano de reposicionamento internacional da operadora aérea de bandeira, contemplando rotas como São Tomé, Kinshasa, Windhoek, Joanesburgo e Cape Town, Maputo, Lisboa e São Paulo, depois de um período de defeso iniciado em Abril de 2020, devido às restrições impostas pela covid-19.
Diferente das três frequências semanais anteriores, nesse regresso, a companhia vai voar duas vezes na semana, para o principal centro económico, financeiro e mercantil desse Estado africano, às segundas e quintas-feiras, com o Boeing 737-700 no horário nocturno, observando todo Protocolo Internacional face à pandemia.
O regresso da aeronave angolana às terras de Murthala Mohamed foi testemunhado embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Nigéria, Eustáquio Januário Quibato, num gesto de cortesia, na companhia dos membros da Missão Diplomática acreditada naquele país, refere uma nota a que a ANGOP teve acesso.
Segundo o documento da Embaixada de Angola no referido país, na ocasião, o diplomata angolano descreveu a decisão da companhia nacional como sendo de importância estratégica para impulsionar o fluxo comercial, académico e turístico entre Angola e a Nigéria com vantagens recíprocas.
“É uma resposta muito positiva à implementação do Memorando de Entendimento sobre o Acordo Bilateral do Espaço Aéreo - BASA, assinado entre Angola e a Nigéria”, declarou.
Cooperação e balança comercial
A República de Angola e a República Federal da Nigéria estão ligadas desde o processo de luta armada para a independência nacional iniciada em 1961, sendo que as relações bilaterais assentam num Acordo Quadro que visa aprofundar a cooperação política, socio-económica e cultural para melhorar a Agenda de Desenvolvimento bilateral.
O Acordo prevê também alargar o espectro de colaboração nos domínios do comércio, investimentos, petróleo e gás. Em Maio de 2019, reforçaram a necessidade de se acompanhar a implementação do Memorando de Entendimento sobre o Acordo Bilateral do Espaço Aéreo- BASA.
Nos últimos anos, como consequência da crise económica internacional de 2014 e da pandemia da Covid-19, em 2020 o comércio entre os dois países enfraqueceu.
Dados disponíveis indicam que em 2016 as exportações da Nigéria (país com uma economia pujante que compete lado a lado com a África do Sul) para Angola ascenderam os USD 450 milhões, enquanto no sentido inverso, as de Angola ultrapassaram os 1,56 milhões de dólares americanos.
A Nigéria assume-se como o maior exportador de Petróleo em África (11º do Mundo), sua principal matéria-prima, seguida por Angola. Ambos Estados são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
A TAAG iniciou os voos regulares na rota Luanda-Lagos no dia 16 de Novembro de 2019, com duas frequências semanais. O primeiro voo foi realizado com uma aeronave Boeing 777- 200ER, ocupada por mais de 200 passageiros, sendo 14 na primeira classe, 51 na classe executiva e 170 na económica.
Na altura, o presidente do Conselho de Administração da TAAG, Hélder Preza, destacou o peso da economia nigeriana no continente e a elevada taxa demográfica (cerca de 200 milhões de habitantes), entre os principais factores que estiveram na base da abertura da rota, que também surge para atrair investidores nigerianos.