Ondjiva - Quarenta e cinco veículos ligeiros e pesados para o serviço de táxi e de transporte de mercadoria foram licenciados durante o ano de 2022, pelo Gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana da província do Cunene, contra as 41 do ano anterior.
Em declaração esta quinta-feira à ANGOP, a directora dos transportes no Cunene, Geraldina Paredes, referiu que o incremento não é o desejado, pois o número de viaturas a operar na ilegalidade é ainda considerável, quando a meta é fazer com que todos os operadores estejam legalizados.
Fez saber que no período em causa o sector emitiu 45 declarações para transportes públicos e emissão de alvarás para 30 lojas de venda de acessórios de viaturas.
Disse que o licenciamento do transporte e emissão de alvarás representou uma arrecadação fiscal de um milhão, 148 mil e 400 kwanzas.
“O balanço foi na mesma proporção de 2021, onde tivemos uma grande baixa em detrimento da pandemia da Covid 19 e no ano de 2022 ainda registou-se limitações”, esclareceu.
Geraldina Paredes referiu que o número de veículos autorizados a operar esteve muito aquém das expectativas institucionais, realçando que o parque automóvel da província no geral ronda os dois mil veículos.
Para reverter o quadro, disse o gabinete vai reforçar a sensibilização para que os proprietários de transportes públicos licenciem as viaturas e prestem serviços à população, com base no cumprimento das normas.
Relativamente ao plano de actividades para o presente ano, fez saber que o sector prevê exercer a advocacia, junto dos operadores do ramo, no sentido de instalar serviços de táxi urbano na cidade de Ondjiva e sedes municipais.
A responsável disse que o exercício de táxi urbano é dominado por moto-taxistas, fruto da falta de transportes ligeiros, onde os operadores locais apontam como empecilho de investimento as normais que proíbem a importação de viaturas usadas com o máximo de seis anos.
Tendo em conta o actual contexto de dificuldades nos domínios da aquisição, disse que o gabinete vai continuar a efectuar advocacia com o órgão central no sentido de propor a revisão da lei.
Outrossim disse que para 2023 está previsto a formação no seio dos profissionais de mototaxis, a constituição de associações profissionais, assim como organizar os parques automóveis.
Para longo prazo, destaque recai para construção dos terminais rodoviários e o retorno do projecto de construção da plataforma logística de Santa Clara cujos, trabalhos encontram-se paralisados.
Afirmou que em Julho de 2022, uma equipa da Agência Reguladora de Carga e Certificação de Logística de Angola, esteve na província para identificação de pontos técnicos do projecto que teve início em 2017.