Luanda - A província de Luanda conta, desde esta segunda-feira, com 45 novos autocarros articulados, para reforçar a sua rede de transportes públicos.
Os meios foram entregues ao Governo da Província de Luanda pelo Ministério dos Transportes, em acto realizado no distrito do Kilamba, município de Belas.
Trata-se da segunda fase de distribuição de veículos, juntando-se aos 376 de tipologia standard já em circulação em Luanda, no quadro do reforço e modernização da rede de transportes públicos da província, bem como facilitar a mobilidade urbana.
Os autocarros, climatizados e com sistema de bilhética instalado, têm a capacidade para 108 passageiros (sentados e em pé), incluindo lugares para cadeirantes e respectivo equipamento de acesso.
Com mais de 18 metros de comprimento, esse tipo de veículos volta a circular na cidade de Luanda 28 anos depois, estando prevista a entrega de outros 47, proximamente.
Beneficiaram dos referidos autocarros as operadoras TCUL (estatal), Macon e Ango-real, cada uma com 15, que se comprometeram em colocar os meios nas principais rotas.
De acordo com uma fonte do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana , o foco será as áreas com maior fluxo de passageiros, sobretudo as rotas Capalanga/Faculdade de Letras, Avenida 21 de Janeiro/Benfica, Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy/ Benfica e Shoprite/Palanca.
De Janeiro a Outubro de 2021, circularam em autocarros em Luanda 103 milhões 399 mil 385 passageiros, contra os 73 milhões 665 mil 369 transportados de Janeiro a Dezembro de 2020, segundo a fonte.
A aquisição dos autocarros enquadra-se no Programa de Expansão dos Transportes Públicos e está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018 – 2022, com a vista a melhorar esse serviço em Luanda.
O acto contou com a presença do ministro dos transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, e da governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho.