Huambo- Pelo menos 200 alunos com idades entre seis e 15 anos, dos municípios da Caála e do Huambo, vão beneficiar, nos próximos dias, de cartões do projecto “GiraMais” de acesso gratuito aos transportes públicos.
Trata-se da primeira fase a ser implementada na província do Huambo, do projecto da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) afecta ao Ministério dos Transportes e da Agência de Transportes Terrestres (AGTT), que lançou este serviço em 2023, com o objectivo de melhorar, de forma significativa, a mobilidade dos alunos ao acesso às instituições escolares.
Em declarações à ANGOP, esta sexta-feira, à margem do acto do início das operações deste sistema e lançamento do cartão social, o director regional da ENBI, Octávio João, disse que o processo vai iniciar com o cadastramento dos alunos da iniciação a 9ª classe matriculados nas escolas públicas.
Adiantou que o processo do cadastramento inicia dentro de alguns dias, com o diálogo com os pais e encarregados de educação, sendo que os beneficiários vão apresentar uma cópia do Bilhete de Identidade ou da cédula, uma fotografia tipo passe e mil Kwanzas, com direito a 60 viagens gratuitas.
O responsável explicou que no Huambo o programa vai contar, numa primeira fase, com 75 autocarros.
Por seu turno, o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, destacou que o acesso aos passes sociais é uma iniciativa do Executivo, no quadro das medidas voltadas às políticas de distribuição e redistribuição do rendimento nacional.
Disse ser um projecto inovador que concorrerá para o alargamento da oferta dos transportes públicos para os alunos, antigos combatentes e outra franja mais vulnerável da província do Huambo.
Angelino Elavoco, que valorizou o engajamento da ENBI na concretização deste objectivo no país, em particular no Huambo, manifestou o compromisso do Governo local em prestar todo apoio necessário para o êxito do programa, que vai contribuir na melhoria da mobilidade dos alunos. MLV/JSV/ALH