Saurimo - Mil e 410 motorizadas que exercem a actividade de táxi foram licenciados e registados na Lunda Sul, durante a primeira fase deste processo, no âmbito da campanha massiva nacional, que decorreu de 27 de Abril a 1415de Maio do ano em curso.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, em Saurimo, pela directora do Gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Cidália Pires, a propósito do balanço da primeira fase da referida campanha.
A responsável fez saber que o município de Saurimo lidera o processo de licenciamento e cadastramento das motorizadas com 921, Dala (243), Cacolo (187) e Muconda (59).
Referiu que, em termos de cadastramento, registou-se mais de duas mil moto-táxis, uma grande adesão por parte dos mesmos, tendo em conta o número que se prevê atingir de cinco mil motorizadas.
Cidália Pires garantiu que vai continuar a sensibilizar os taxistas e moto-táxis, no sentido de procederem ao licenciamento e cadastramento das suas viaturas e dos seus motociclos.
Quanto aos táxis colectivos, indicou que se registou pouca adesão, tendo apenas licenciado, nos municípios de Saurimo, Dala e Muconda um total de 16, pelo que apela aos automobilistas no sentido de o fazerem nesta fase de prorrogação.
Defendeu a necessidade de regulamentar a actividade dos taxistas e garantir que os mesmos o façam dentro dos parâmetros legais, acrescentando que a legalização que se impõe vai permitir que os taxistas possam trabalhar, sem qualquer impedimento na via pública.
A rede de transportes públicos é constituída por 18 autocarros, destes, cinco estão avariados e 63 taxistas licenciados.Mg/JW/AC