Lubango – Os municípios do Lubango e dos Gambos, na província da Huíla, receberam hoje, quarta-feira, novos autocarros para o transporte de passageiros, entregues pelo governador, Nuno Mahapi.
Trata-se de vinte unidades, sendo 18 para o Lubango e dois para os Gambos, cada com a capacidade de 64 passageiros. Com a disposição desse lote, a província da Huíla passa a contar com 84 autocarros, 15 dos quais em reparação.
O governador procedeu, igualmente, a entrega de duas viaturas à União Nacional de Inclusão Social de Cegos e Antílopes de Angola (UNISCAA), com vista a auxiliar na mobilidade deste grupo, estimado em mais de oito mil,na província.
Falando na ocasião, o governador Nuno Mahapi, afirmou que as operadoras que vão gerir os novos autocarros, podem projectar as rotas para os municípios da Chibia e Humpata (satélites do Lubango), de modos a que venham contribuir para a mobilidade, face às necessidades que observam junto das populações.
Para o município dos Gambos, o responsável recomendou às operadoras a priorizar os professores e enfermeiros, sem se esquecerem da população, sobretudo, na rota Chiange/ Chibemba.
Apelou, no entanto, aos administradores do Lubango e Gambos, que recepcionaram os meios, a escolherem, mediante concurso, as operadoras com capacidade para dar resposta ao trabalho exigido.
Anunciou, ainda para 2024, a recepção de mais autocarros para atender à demanda e evitar os aglomerados de passageiros nas paragens.
Com mais de três milhões de habitantes, a Huíla precisa de, pelo menos, 500 autocarros. JT/MS