Ndalatando - Mais 14 autocarros vão reforçar a frota de transportes públicos na província do Cuanza- Norte para a melhoria do tráfego e mobilidade de pessoas e bens, soube à ANGOP, nesta-terça-feita.
Os autocarros, de marca Volkswagen, têm capacidade para 62 passageiros, dos quais 34 sentados e 28 de pé.
Em declarações à ANGOP, o responsável do Departamento dos Transportes do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Graciano Alexandre Gaspar, informou que com estes novos veículos a província conta agora com 69 autocarros.
Os autocarros estão avaliados em 58 milhões 354 mil e 933 kwanzas. O pagamento será efectuado na Conta Única do Tesouro, por prestações mensais de 461 mil 976 kwanzas, num período de 10 anos.
Os meios, esclareceu, estarão sob gestão privada, mediante concurso público, para operadores com empresa constituída, capacidade para gerir os veículos e honrar os compromissos com o Estado angolano, o fornecedor.
De acordo com o responsável, os meios vão operar nas rotas inter-municipais, previamente seleccionadas e reforçar a mobilidade urbana, na cidade de Ndalatando, capital da província, que carece de meios para o transporte de passageiro, sobretudo, para estudantes.
Indicou que as rotas Ndalatando/Samba Lucala,Ndalatando/Banga/Quiculungo/Bologongo e Ngonguembo como as mais desprovidas de autocarros, em função das condições das vias.
Na província estão em funcionamento 55 autocarros, geridos por 43 operadores, que na opinião de Graciano Alexandre Gaspar, são insuficientes para se fazer face à demanda de transportes.
Informou que está situação pode melhorar com a entrada no mercado de um operador privado já licenciado para actividade de transporte urbano e inter-municipal. EFM/IMA/AC