Luanda – O Governo Provincial de Luanda vai criar, nos próximos dias, uma comissão de trabalho para a reorganização das paragens dos autocarros de transportes públicos, táxis e moto-táxis.
A criação da comissão será para dar solução a inquietação apresentada hoje, segunda-feira, pela Cooperativa dos Taxistas Unidos de Angola quanto aos locais de embarque e desbarque de passageiros, durante uma reunião com a governadora, Ana Paulo de Carvalho.
Durante o encontro, o presidente da Cooperativa dos Taxistas Unidos de Angola, Leonardo Lopes, informou que existem muitos taxistas sem emprego, sugerindo a criação de fundos para acudir os mesmos.
Já o secretário nacional para a formação dos moto-taxistas, Domingos Agapito, espera ver também redefinidas as paragens de táxis, bem como a legalização da actividade no país, para melhor exercício da profissão de motorista.
Em declarações à imprensa, o director dos Transportes, Tráfego e Mobilidade do GPL, Filipe Cumandala, disse que o trabalho para a redefinição das paragens já está em fase de conclusão, tarefa que começou em 2021 com o envolvimento dos directores municipais da área e os comandos da Polícia Nacional (PN).
Quanto as paragens dos moto-taxistas, o responsável frisou que as administrações municipais têm organizado esta tarefa, precisando que estará mais afinada quando for aprovada a legislação.