Caxito – Duzentos Kwanzas é o valor fixado pelo governo da província do Bengo para o transporte público do casco urbano da cidade de Caxito, no âmbito da actualização da nova tarifa dos transportes colectivos de passageiros e ocasionais.
A decisão resultou da 5ª reunião ordinária do governo provincial orientada pela governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que fixou as rotas intermunicipais para os transportes ocasionais (azul e branco) no valor de 2.000 Kwanzas e para os de passageiros colectivos (autocarros) 3.000 Kz.
Em declarações à imprensa, a directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Bengo, Eugénia dos Santos, disse que o ajuste fixado foi encontrado depois se auscultar as associações de taxistas ocasionais e também em função da realidade da província.
Sobre a questão da bilhética que já funciona em Luanda, Huambo e Huíla, a responsável informou que a província já procedeu as estruturas centrais a entrega do número de operadores de autocarros que operam na região.
Uma vez que a província não dispõe ainda transportes públicos, o governo vai trabalhar com as operadoras de transportes colectivos existentes na região, frisou.
No âmbito dos passes sociais, esclareceu, os jovens estudantes serão beneficiados de 60 viagens/mês e pagarão 50 por cento do valor dos bilhetes.
Os antigos combatentes estarão isentos de pagamento, enquanto os idosos e pessoas com necessidades especiais vão contar com 20 viagens/mês e um desconto de 50 por cento do preço do bilhete de transporte públicos.
Trata-se de um projecto de interesse do governo do Bengo pois irá de alguma forma minimizar aquilo que são os custos de deslocação dos passageiros.
Em relação aos mototaxistas, informou que no âmbito da campanha de cadastramento de 2023, os que efectuaram o licenciamento vão beneficiar de 27 a 30 deste mês, de uma formação para obtenção da carteira profissional.
Rotas Intermunicipais para os Transportes Colectivos Urbanos Passageiros (Autocarros)
Município do Ambriz- Kz: 1.750,00
Município do Pango Aluquém- Kz:1.500,00
Município de Nambuangongo- Kz:2.000,00
Município dos Dembos- Kz: 2.000,00
Município de Bula Atumba- Kz: 2.500,00
Rotas Intermunicipais para os Transportes de Passageiros Ocasionais
Município do Ambriz- Kz: 2.000,00
Município do Bula Atumba- Kz: 3.000,00
Município do Pango Aluquem- Kz: 2.000,00
Município do Dembos- Kz: 2.500,00
Município do Nambuangongo-Kz: 2.500,00
A província conta com 16 empresas operadoras de transportes colectivos e tem uma frota de cerca de 22 autocarros operacionais. FS/CJ/IF