Huambo – Dezanove novos autocarros da marca Volkswagen, modelo Marcopolo, estão desde hoje, sábado, em circulação em algumas rotas urbanas, inter-municipais e inter-comunais da província do Huambo, no quadro do reforço dos transportes públicos de passageiros.
Os veículos, entregues pelo Governo da província do Huambo a quatro empresas operadoras, seleccionadas mediante concurso público, têm a capacidade para 57 lugares, sendo 29 para passageiros sentados e 28 em pé.
Ao director local dos Transportes Tráfico e Mobilidade Urbana, Joaquim Solinga, coube a entrega das chaves dos novos meios de transportes públicos de passageiros às empresas operadoras, designadamente a BGC - Transportes (sete), RCH. (sete), ND Freitas e Filhos (três) e Sagilda (dois).
A propósito, o responsável disse que o novo lote de autocarros vai diminuir, de forma significativa a grande preocupação da população que se debatia com a falta de transportes públicos de passageiros.
Com este lote, disse, a província do Huambo passa a contar com uma frota de 59 autocarros, com assentos preferenciais para obesos, gestantes, pessoas com bebés ou crianças de colo e idosos.
Possuem ainda elevador para o acesso das pessoas com mobilidade reduzida, sistema de bilheteira electrónica, de monitorização, gestão de frota e de climatização.
Em nome dos operadores, Benjamim Chicomo, proprietário da empresa BGC – Transportes, disse estar preparado para honrar com os termos de compromissos, com realce para o aumento da oferta de trabalho e preservação dos meios.
Habitada por mais de dois milhões e 600 mil pessoas, distribuídas pelos 11 municípios, 37 comunas e 3.387 aldeias, que perfazem uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, a província do Huambo está localizada no Planalto Central que lhe permite ter ligação rodoviária com maior parte das regiões do país.
Também tem ligação com várias regiões do país, através do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e por via área.