Lobito – Uma comitiva do Ministério dos Transportes da República Unida da Tanzânia encontra-se, esta quinta-feira, na cidade ferro-portuária do Lobito, província de Benguela, para avaliar possíveis áreas de cooperação com o Estado angolano, soube a Angop.
Numa breve conversa com a imprensa, o director nacional dos Serviços de Transporte da Tanzânia, Aron Johnson, que chefia a delegação, revelou que as conversações com as autoridades angolanas estão num bom caminho.
“Neste momento estamos a ver a possibilidade de retomar a cooperação das nossas linhas aéreas. Queremos que os nossos aviões voltem a operar em ambos os países com regularidade”, afirmou Aron Johnson.
Sublinhou que estão também a apreciar as condições nos sectores do caminho de ferro, assim como no transporte marítimo, uma das razões que os trouxe à província de Benguela, numa viagem por estrada, trilhando 510 quilómetros através da estrada EN100 (Luanda ao Lobito).
Aron Johnson manifestou estar impressionado com as estruturas e equipamento instalado, tanto do Porto Mineraleiro como no Porto Seco.
“É uma alegria ver um país africano com essa capacidade. O importante agora é pô-las a trabalhar ao serviço da economia do país e dos vizinhos, para o desenvolvimento da região”, realçou.
De seguida, a delegação, composta por cerca de dez integrantes, acompanhados pelo Director nacional adjunto para a área técnica do Ministério dos Transportes, João Francisco do Nascimento, deslocou-se para o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), para igualmente avaliar as suas potencialidades, em termos de organização de empresa e equipamento disponível.
Foram agraciados com uma viagem de comboio, de ida e volta, no percurso Lobito/Benguela/Lobito.