Luanda - A circulação ferroviária entre Luanda, Cuanza Norte e Malange está reposta desde as primeiras horas desta terça-feira, indica uma nota dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL).
A volta dos comboios neste troço ocorre 10 dias depois da suspensão da circulação, para construção de duas passagens hidráulicas sobre a plataforma da linha férrea, a fim de drenar as águas pluviais da estrada nacional 230.
A construção das passagens hidráulicas, nos pontos quilométricos 36+600 e 37+100, respectivamente, teve início no passado dia 11 e foi feita por técnicos e especialista do CFL.
Os trabalhos começaram com a remoção dos trâmueis da linha e a respectiva escavação, seguidas das diferentes etapas, que permitiram repor as condições de circulação naqueles pontos, embora ainda decorram trabalhos de acabamentos, sem impedir os comboios de circular com a segurança necessária.
A ligação é agora realizada com dois comboios de carga para Malange e Cuanza Norte, saídos da estação dos Musseques, em Luanda.
Para esta quarta-feira está programada a retoma dos comboios de transporte de combustível para a província de Malange.