Menongue - A viagem exclusiva de passageiros entre Lubango, província da Huíla, e Menongue (Cuando Cubango), vice-versa, passa, a partir deste sábado, a durar apenas oito horas, contra as 12 anteriores, com a entrada em circulação do comboio expresso.
Com este comboio, passam a existir quatro frequências, que, além de passageiros, carregam mercadorias diversas, em que se destacam produtos do campo, com a finalidade de impulsionar o desenvolvimento económico.
Estão previstos cinco minutos de paragem obrigatória nas estações do Kipungo, Matala, Entrocamento, Kuvango, Cuchi e Menongue.
A locomotiva, acolhida hoje pela população de Menongue, tem a capacidade de transportar 200 passageiros e conta, dentre outras valências, com serviços de bar e restauração.
Possui igualmente uma sala de multimédia, que tornam a viagem mais atractiva, para além dos serviços médicos para cuidados primários aos passageiros que apresentarem quaisquer patologias.
Em declarações à imprensa, o delegado do CFM no Cuando Cubango, Meque Dawel Chivangue, disse ser a concretização de um dos desafios do Conselho de Administração, que fará um total de quatro frequências nos dois sentidos, Menongue/Lubango e vice-versa.
Por seu turno, a vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, afirmou que a entrada em funcionamento do comboio expresso, além de melhorar a locomoção e acesso dos munícipes, vai alavancar a actividade turística na província e contribuir para o seu desenvolvimento.
Realçou as valências paisagísticas da província, tendo convidado, por isso, a todos os investidores estrangeiros e nacionais, bem como pessoas colectivas e singulares, para aproveitarem todas as oportunidades da fauna e flora da região, bem como dos seus recursos hídricos, para desenvolverem as suas actividades nessa província.
Dados do CFM dão conta que mensalmente as suas locomotivas transportam neste corredor mais de seis mil passageiros, um número que pode chegar aos sete mil nesta fase de quadra festiva, em seis frequências, sendo três ascendentes e três descendentes.
Os passageiros, que serão divididos em três classes, nomeadamente executiva, primeira e económica, vão desembolsar doze, nove e seis mil kwanzas, em função da classe escolhida.
Entre Lubango e Menongue, há um traçado de 806 quilómetros.MSM/ALK/FF