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CFM mobiliza parcerias para rentabilizar infra-estruturas

     Transporte              
  • Huíla • Sexta, 19 Abril de 2024 | 11h14
Huíla: Estação do CFM na comuna do Dongo
Huíla: Estação do CFM na comuna do Dongo
Morais Silva

Lubango – O conselho de administração do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) está a trabalhar na mobilização de parcerias público-privada, com vista a rentabilização das infra-estruturas construídas ao longo do traçado de 806 quilómetros que une o Namibe, a Huíla e o Cuando Cubango.

Ao longo do seu traçado, a empresa pública que tem a sede no Lubango, dispõe de 56 estações de primeira, segunda e terceira classe, para além de dezenas de habitações.

Em declarações à ANGOP, no Lubango, o director comercial do CFM, Carlos Roll, realçou no âmbito da reabilitação do CFM, nos primeiros anos da década de 2000, a empresa foi contemplada com 56 estações ao longo dos mais de 800 quilómetros da linha férrea.

Destacou que em Novembro  de 2023 o conselho de administração entendeu “dar vida”  e rentabilidade a essas infra-estruturas, colocando à disposição de entes públicos ou privados, nas localidades e sedes municipais onde estão  situadas as estações.

Detalhou que as  estações estão todas  preparadas para receber gabinetes, escritórios, todas elas com energia eléctrica, algumas da rede e outros de fontes alternativas e disponíveis  para serem explorados ao  longo da linha e os pequenos, médios e grandes empresários podem recorrer aos nossos serviços para o arrendamento destas instalações.

Segundo Carlos Roll, o projecto  teve o seu primeiro efeito no município da Bibala (Namibe), onde na estação principal está instalado o gabinete de Energia e Água da administração municipal, assim como arrendou-se um outro compartimento a um empresário local.

Salientou que  para além da Bibala, a empresa pública vai agora acomodar correspondentes bancários e  farmácias, nas  estações do Saco Mar, da central do Lubango,  da Mukanka (Lubango), Quipungo  Matala, Cuvango e Menongue (Cuando Cubango).

“Convidamos o empresariado local, dentro dos municípios a  nos contactarem, os nossos serviços que estão disponíveis, pois esta é a maneira que o CFM  tem para alavancar a economia feita nos municípios e assim  produzirmos de forma mais coesa para a região sul do país”, assinalou o director.

Sublinhou que  as   estações foram  construídas para acolher o tráfego de passageiros e de  mercadorias, mas no âmbito da diversificação de negócios definida pelo conselho de administração do CFM, está-se a aproveitar e rentabilizar esses espaços, como forma de  apoiar o empresariado a nível dos municípios.

De acordo  com Carlos  Roll, a finalidade das rendas será o reforçar os activos financeiros da empresa, como é de domínio geral, um serviço ferroviário propriamente dito, ainda não é rentável, peço que o CFM quer  ir  buscar uma renda extra e melhorar a condição do trabalhador. BP/MS





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