Cuito - Dez novos autocarros, com capacidade para 62 passageiros, adquiridos pelo Governo, entraram em funcionamento nesta terça-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, no âmbito das estratégias de reforço do transporte colectivo urbano passageiros.
Beneficiaram dos meios de transportes as operadoras “CCNJ Transportes” com dois, “Barbassoma e Filhos” quatro e igual número a empresa ”Anil Transportes”.
Com uma população de um milhão e 700 mil habitantes, a província do Bié, tem nove municípios e dispõem, actualmente, um total de 52 autocarros com capacidades de 62 e 59 passageiros.
O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilização Urbana, Domingos Nilton César Capama, em declarações hoje, terça-feira, na cidade do Cuito (Bié), sobre o assunto, sublinhou que os autocarros foram adquiridos pelo Governo a 58 milhões 354 mil e 933 kwanzas, cada, e juntam-se a outros 42 entregues entre os anos de 2017 a 2019.
As empresas vão reembolsar o valor no prazo de 10 anos, pagando 460 mil kwanzas por mês ao Estado.
Além de garantir 35 postos de trabalho, os nos meios rolantes vão permitir o transporte de pelo menos 610 pessoas por dia.
Para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, segundo Domingos Nilton César Capama, o sector o Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilização Urbana necessita de cerca de 200 autocarros.
Por outro lado, exortou os cidadãos a preservarem os meios, evitando a vandalização.