Luanda - O vice-presidente da Associação de Portos de Língua Portuguesa, Nazaré Neto, disse, em Brasília, que a resiliência, o diálogo e a partilha de informação têm contribuído sobremaneira para a melhoria do desempenho e obtenção de resultados cada vez mais satisfatórios.
Para Nazaré Neto, que falava na sessão de abertura do XIV congresso da organização, trata-se de uma excelente oportunidade de aprendizagem, troca de experiência e melhor conhecimento dos fluxos de importação e exportação, por forma a se melhorar a qualidade de serviços aos clientes.
O evento, enquadrado no âmbito realização do Fórum Nacional Brasil Export, serviu para a abordagem de temas como investimentos e infra-estruturas nos Estados-membros da associação, o Projecto de Desenvolvimento da Barra do Dande em Angola, o Corredor Ferroviário de Ligação ao Porto do Pecém ( Ceará), bem como a modernização e expansão das infra-estruturas dos Portos de Cabo Verde.
A agenda contemplou, igualmente, a abordagem do Projecto de Digitalização do Terminal de Contentores e Corredor Logístico do Porto de Maputo, a Cibersegurança na Economia Azul, a Transição Energética- Um novo Desafio para CPLP, entre outros temas relevantes ligados ao sector.
A Associação dos Portos de Língua Portuguesa é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, enquanto Macau e Marrocos são membros observadores. VM