Andulo - Três pessoas morreram e seis ficaram feridas num acidente de viação ocorrido na Estrada Nacional (EN) - 140, no município do Andulo, província do Bié.
O sinistro aconteceu na noite de terça-feira, nas proximidades da ponte sobre o rio Mémbia, a 130 quilómetros a Norte do Cuito, capital do Bié.
Uma viatura Toyota Hilux, com nove ocupantes, que seguia em direcção ao Cuito, embateu colidiu com um camião que circulava na faixa oposta, causando a morte imediata das três pessoas.
Os feridos, dentre eles duas crianças, receberam cuidados médicos no Hospital Municipal do Andulo e encontram-se fora de perigo.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz do comando da Polícia Nacional no Bié, superintendente-chefe António Hossi, apelou aos automobilistas para respeitarem as normas de trânsito e, sobretudo, não conduzirem em estado de embriaguez.
No ano passado, a província do Bié teve 628 acidentes de viação, menos 20 em relação a 2020, que resultaram em 142 mortos (+31), 711 feridos (-35) e danos materiais avaliados em 68 milhões 99 mil kwanzas (-29 milhões 980 mil kwanzas), segundo a Polícia.
Os municípios do Cuito, Andulo e Chinguar registaram o maior número de sinitros, em que se destacaram colisões entre veículos, com 50 casos (-23), embates entre automóveis e velocípedes, 87 (-9), choques em obstáculos fixos, 29 (+1), choques entre motociclos, 100 (+6), despistes, 67 (+27), e atropelamentos, 221 casos (-9).
As principais causas foram o excesso de velocidade, a não cedência de prioridade, mudança irregular, degradação da via, falta de iluminação pública e de manutenção dos veículos, entre outras.