Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

NewSpace Africa entra no segundo dia

     Tecnologia              
  • Luanda • Quarta, 03 Abril de 2024 | 09h02

Luanda - A III edição da NewSpace Africa (Conferência Espacial de África de 2024) entra, esta quarta-feira, em Luanda, no seu segundo dia de trabalhos com várias intervenções em painéis consagrados ao tema das actualizações sobre as actividades das agências espaciais africanas, entre outros.

O evento, que reúne representantes das maiores agências espaciais do mundo, para abordar o papel da tecnologia do espaço no combate à pobreza, no continente africano, vai decorrer até sexta-feira (05), no Centro de Convenções do Talatona.

Trata-se de uma “enorme exposição” de 28 organizações proeminentes da indústria espacial global e 24 outras empresas que vão expor as suas soluções e serviços aos mais de 400 delegados à conferência.

O primeiro dia do certame foi marcado, segunda-feira, pelo anúncio do ministro angolano das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, do projecto de construção, em Angola, de um satélite de meteorologia para reforçar a monitorização do tempo e do clima no território nacional.

Durante a sua intervenção no painel ministerial da Conferência, o governante afirmou que o país pretende dispor de um satélite de observação da terra, tendo em conta a extensão do território nacional.

“Temos na forja a concessão de um satélite de meteorologia, mas depois vamos passar para o satélite de observação da terra, porque o nosso país é extenso e tem um grande potencial de recursos naturais, com destaque para o petróleo, a agricultura e o ambiente”, destacou.

Para esse desafio, o ministro considerou importante a colaboração da academia, que deve desempenhar um papel crucial para alcançar as metas preconizadas, que passam pela concessão do satélite de observação e de meteorologia

A conferência conta com a presença de expositores  das principais agências espaciais do mundo, com destaque para a americana NASA, as europeias ESA e Airbus, a chinesa CAST, a sul-africana SANSA e a queniana KSA, entre outras.

O certame é organizado pela Space in Africa em parceria com a União Africana (UA) e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) do Ministério angolano das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

Os expositores vão apresentar os seus mais recentes avanços, partilhar conhecimentos, trocar ideias e explorar tendências e inovações emergentes na indústria espacial.

Vão participar em discussões sobre as suas oportunidades e desafios, identificar formas de colaborar e impulsionar a inovação em África e moldar colectivamente o futuro da exploração espacial, referem os organizadores do evento.

 "O papel do espaço na redução do fosso da pobreza em África” é o tema principal do certame, descrito como o maior evento espacial do continente, sendo esta a primeira vez que se realiza num país da África Austral.

Pretende-se com esta iniciativa destacar o potencial transformador das iniciativas espaciais na abordagem das disparidades socioeconómicas, no continente, bem como examinar a melhor forma de tirar partido da tecnologia espacial, para revolucionar sectores como a agricultura, a  saúde, o ambiente, a segurança e as infra-estruturas.

Os mais de 400 delegados presentes terão a oportunidade de explorar o impacto potencial dos quadros de cooperação entre as partes interessadas para alcançar objectivos comuns na indústria e no continente e as soluções espaciais inovadoras para resolver as desigualdades sociais, em África, segundo os organizadores.IZ





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+