Luanda - O Ministério da Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) destacou, esta sexta-feira, os investimentos feitos pelo Governo angolano no sector das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), nos últimos cinco anos.
Em mensagem por ocasião do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, assinalado hoje, 17 de Maio, o MINTTICS destacou a colocação em órbita do ANGOSAT-2, operado em 100 por cento por quadros nacionais, a partir do Centro de Missão de Satélites da Funda.
Destacou ainda a construção e operacionalidade da infra-estrutura em fibra óptica terrestre de 30 mil e 800 quilómetros, que permitiu a inserção de Angola à Rede Única Africana e da rede submarina.
Foi de igual modo destacado a inauguração do Centro Nacional de Monitorização das Comunicações (CMC) e a implementação do Sistema Integrado de Gestão do Espectro Radioeléctrico e da Numeração (SIGERN), que têm permitido uma melhor e mais consistente regulação, monitorização e a gestão harmoniosa das frequências radioeléctricas de navegação marítima, aeronáutica, radiodifusão, teledifusão, telefonia móvel e da banda larga em que assentam os serviços de comunicações electrónicas.
No mesmo âmbito, mencionou a modernização do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), instalação em número, formato e diferentes funcionalidades de equipamentos que têm permitido uma melhor, regular e mais consistente produção e disseminação de informações sobre o tempo, bem como, o fornecimento de produtos e serviços para a indústria aeronáutica, marítima, agrícola e outras.
Ao nível dos correios, o ministério realça a implementação do programa de modernização e dimensionamento que certamente irá facilitar a sua afirmação no cenário nacional, regional e mundial, enquanto principal provedor nacional.
No capítulo da formação, capacitação e especialização, alinhado ao Plano Estratégico do Executivo, o sector continua a fazer crescer em número, qualidade e diversidade quadros dos mais variados níveis de graduação e especialização.
Ao nível dos produtos e serviços, o investimento tem permitido um acesso e utilização mais fáceis aos serviços públicos, bem como tem servido para o estímulo do engenho criativo do angolano, na busca de soluções capazes de atender as necessidades e perspectivas dos indivíduos, famílias, instituições e do Estado.
Refere que o país registrou, em 2023, mais de 25 milhões de subscrições na rede de telefonia móvel, representando uma taxa de penetração por 100 habitantes de cerca de 76 por cento, e mais de 11 milhões de subscritores nos serviços de internet, equivalendo a uma taxa de penetração por 100 habitantes na ordem dos 33 por cento, entre outros.
Sobre a comemoração da data, cujo lema central é "inovação digital para um desenvolvimento sustentável", o MINTTICS aponta como sendo de grande relevância para os Estados, famílias, instituições e indivíduos, visando fundamentalmente destacar os benefícios e oportunidades que as telecomunicações e as TIC podem trazer para as sociedades e economias, em resposta à necessidade de se alcançar os oito objectivos de desenvolvimento do milénio.
Enfatiza que, globalmente, há evidências significativas da importância e do papel das telecomunicações e das TIC no desenvolvimento e progresso da humanidade.
Considerou importante lembrar que o avanço no sector tem uma longa trajectória, tendo evoluído do telégrafo para a internet.
A data marca a fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), ocorrida em Maio de 1865, a quando da primeira Convenção Internacional de Telégrafo, em Paris (França). SJ/OHA