Lubango – Uma exposição de quadros de arte que retrata a vida da mulher urbana e rural marcou hoje, quinta-feira, no Lubango, a 3ª edição da semana da mulher na tecnologia, no âmbito do 02 e 08 de Março.
Trata-se de um evento organizado pela Mediateca do Lubango em parceria com a Unitel, com objectivo de criar espaço de partilha de informações e conhecimentos relativos às lutas da salvaguarda de direitos específicos dessa franja da sociedade, além de continuar a fortalecê-las por meio da desmistificação no ramo da ciência e tecnologia.
Estão expostos mais de 30 quadros diversos de autores locais que colocaram em feira, a mulher zungueira, a do campo adaptada as Tic´s, dentre outras valências que, de forma directa ou indirecta, contribui para o crescimento económico e social do país.
Na ocasião, a directora da Mediateca do Lubango, Wínia Agostinho, afirmou que a mesma serve para despertar o interesse das mulheres pelas tecnologias, inovação social, empreendedorismo sociocultural e o princípio de partilha de conhecimentos.
Expressou que um dos objectivos do evento é também elevar as mediatecas ao mais alto nível em projectos de inclusão social, plural e aberto às comunidades.
Durante todo dia estão a ser debatidos temas ligados a ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento da mulher, estratégia de Inclusão Tecnológica da Mulher, o papel da tecnologia na comunicação social, a importância da Segurança da Informação, o impacto da representatividade de soluções tecnológicas, as oportunidades para as mulheres na tecnologia.
Para sexta-feira estão reservados temas sobre a transformação digital e no ensino superior no contexto do desenvolvimento da mulher, a liderança feminina e a inclusão tecnológica como forma de desenvolvimento pessoal e profissional da mulher, a tecnologia e redes colaborativas no combate à violência doméstica.
A instituição aproveitou o momento para homenagear a jovem ambientalista, Fernanda René, por ser mais influente da África Austral com menos de 40 anos de idade e por ter trabalho para a melhoria do ambiente em Angola e na recuperação dos mangais.
Em 2022, a Mediateca homenageou duas figuras, nomeadamente Maria João Chipalavela (vice-governadora da Huíla para o sector político, social e económico) e Maria Sambo (ministra do ensino superior e inovação). JT/MS.