Soyo - Um conjunto de aplicativos móveis de uso na comunicação visual foi exposto, esta quarta-feira, na primeira Feira Tecnológica do Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni (INSPUNYL) do município do Soyo, província do Zaire.
As propostas dos referidos projectos tecnológicos foram desenvolvidas por estudantes do 4º ano da Engenharia Informática e Multimédia, desta instituição de ensino superior.
A feira ofereceu soluções práticas de problemas que afligem o quotidiano das sociedades e a vida comum dos cidadãos na vertente da comunicação visual e foi promovida pelo Departamento de Engenharia Informática e Multimédia.
O destaque deste certame recaiu sobre os softwares desenvolvidos para atende as necessidades dos usuários, aplicativos web inovador que permitem a monitorização, controle e gestão remota e automatizada de residências, indústrias, ambientes corporativos e outros dispositivos.
Em declarações à ANGOP, o presidente do INSPUNYL, Lando Ludi Pedro, referiu que a crescente adopção de dispositivos loT (objectos físicos que se conectam à Internet para partilhar dados), em diversas áreas, demonstra a necessidade de soluções acessíveis e centralizadas.
Sublinhou que, o uso de tecnologias web modernas garante segurança e integração com diferentes protocolos e padrões loT, contribuindo para a melhoria da eficiência operacional, redução de custos e aumento da sustentabilidade.
Assegurou que eventos do género terão continuidade na sua instituição que dirige, visando despertar o espírito criador e inovador dos estudantes ligados aos cursos de Engenharia Informática e Multimédia.
O Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni do Soyo, existe desde Outubro de 2021 e lecciona cursos de Gestão Comercial e Marketing, Gestão Financeira, Engenharia Informática e Multimédia, Gestão Hoteleira e Turismo e Engenharia Agronómica. PMV/JL