Muconda – A comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), ganhou na terça-feira, o sinal da rede móvel da operadora Unitel, com vista a facilitar a população a efectuar ligações telefónicas e o uso da Internet.
Desde a sua criação, enquanto posto administrativo do colono, a comuna do Muriege não contava com uma rede de telefonia.
A iniciativa do Governo da Lunda Sul, em parceria com a UNITEL, surge em resposta a várias solicitações apresentadas pelos cidadãos daquela circunscrição, a quando de um encontro de auscultação no âmbito da governação participativa.
Segundo um documento, a que a ANGOP teve acesso, na localidade foi montada uma antena que permite os clientes efectuarem ligações e usar a Internet, o que vai facilitar a comunicação móvel entre os cidadãos do Muriege e do resto do Mundo.
Para o Governo da Lunda Sul, os desafios passam necessariamente na resolução dos problemas prementes das populações.
De acordo com o documento, o próximo passo será a ligação móvel entre a comuna do Chiluange e o município sede (Muconda).
A comuna do Muriege, que tem uma população estimada em sete mil habitantes, maioritariamente camponesa, faz fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), através da fronteira do Chiluange.
O município de Muconda possui 36 mil e 585 habitantes distribuídos em 11 regedorias, 18 bairros, 12 povoações e 28 aldeias. É constituído por quatro comunas, designadamente, Muconda, Cassai Sul, Muriege e Chiluange.