Ndalatando – A comuna da Cerca, município do Golungo Alto (Cuanza-Norte), conta, a partir desta quinta-feira, com serviço de internet em banda larga, pela primeira vez, uma iniciativa que se enquadra no projecto social de inclusão digital “Conecta Angola”, através do Angosat-2.
Esse serviço, inaugurado pelo governador provincial, João Diogo Gaspar, vai permitir aos cidadãos terem acesso à internet de dados sem fio, num raio de 300 metros.
Além do serviço de internet, a localidade beneficiou também de uma rede VSAT, um terminal fixo usado para prover comunicações interactivas, passando pelo satélite qualquer transmissão terrestre até ao receptor.
O projecto, Conecta Angola, lançado em Outubro de 2023, consta da estratégia do Governo para fomentar o uso do satélite angolano, que poderá abranger também serviços de voz.
Na ocasião, o governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, destacou a importância do Conecta Angola para o sector da educação, investigação científica e telemedicina.
Para o governante, o projecto vai facilitar os cidadãos a se dedicarem mais à formação técnico-profissional, com realce para o ensino superior à distância.
O acto inaugural do serviço de internet na comuna da Cerca foi marcado com uma apresentação via zoom, transmitida na cerimónia de abertura da 4ª edição do Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola (ANGOTIC 2024), que decorre até este sábado, em Luanda.
O dispositivo Conecta Angola permitiu, igualmente, entrar em contacto com o município do Curoca (Cunene), com a província de Malanje, assim como uma conexão internacional com a Zâmbia.
Para além da Cerca, nesta quinta-feira, a comuna do Mulondo, município da Matala (Huíla), também foi conectada com serviços de internet. IMA/QCB