Cunhinga - A comuna do Belo - horizonte, município do Cunhinga, província do Bié, conta a partir desta segunda-feira, com um ponto de acesso do ANGOSAT-2, instalado no âmbito do projecto “Angola Connect”, soube a ANGOP.
Trata-se de um projecto que visa colocar serviços de internet em zonas incomunicáveis do país.
Na comuna do Belo Horizonte, o ponto de acesso do ANGOSAT-2 foi instalado no Centro Académico de Excelência, essencialmente, para facilitar o acesso grátis aos serviços de internet, por parte dos estudantes e não só.
O administrador executivo da Angola Telecom, António Mascarenhas, em declarações a imprensa, disse que o projecto de exploração do ANGOSAT-2, resulta da parceria, entre as empresas Angola Telecom - E.P, Infrasat e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPN).
Segundo o responsável, a escolha da comuna do Belo-Horizonte para instalação do ponto de acesso do ANGOSAT-2 deve-se ao facto de não possuir serviços de voz e Internet, situação que dificultava a comunicação entre os cidadãos.
António Mascarenhas explicou ainda que, no quadro da responsabilidade social, Angola Telecom tem parceria com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologia, Informação e Comunicação Social e outras empresas para implementar projectoos do género em todo o país.
Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da província do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandundo, apelou aos habitantes a preservarem o equipamento, instalado com o objectivo de facilitar a conectividade com o mundo.
A comuna do Belo-Horizonte, situado a 75 quilómetros a Norte da cidade do Cuito (Bié) tem mais de 10 mil habitantes, que se dedicam em actividades agrícolas e pecuárias. JEC/BAN/ALH