Lubango – Um aplicativo electrónico designado Gestão Integrada Policial (GESTIPOL), que une cinco departamentos do Ministério do Interior, foi hoje apresentado no Lubango, Huíla, no quadro dos 42 anos da citada instituição do governo.
O dispositivo tem o foco em melhorar e fornecer aos cidadãos serviços de qualidade a tempo integral.
Trata-se de um projecto que integra os Serviços de Migração Estrangeiro (SME), Policia Nacional, Serviço Penitenciário, Protecção Civil e Bombeiros e Investigação Criminal (SIC).
A ser lançado oficialmente dentro de 15 dias, a tecnologia foi criada por especialistas formados em engenharia de informática aplicada, programação de computadores, coesão e bases de dados e vai funcionar por meio de um website e telemóveis.
Falando no acto da apresentação, o coordenador do aplicativo, Filósofo Cavacundo, afirmou que o mesmo vai igualmente facilitar a gestão de ocorrências no trabalho de policiamento de proximidade, sem a necessidade de o cidadão sair de casa para apresentar uma queixa.
Já o delegado em exercício do Minint na Huíla, comissário-bombeiro José Catraio, considerou que a ferramenta constitui um importante elo de aproximação ao cidadão.
Apelou à população a explorar ao máximo o instrumento, para dele tirar maior proveito e assim melhorar o trabalho a que se propôs prestar.