Cuito – O administrador municipal do Cuito, província do Bié, Abel Guerra Paulo, destacou, nesta segunda-feira, o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.
O responsável falava na palestra sobre o espaço e as alterações climáticas, enquadrada no âmbito da "Semana Mundial do Espaço”, comemorado internacionalmente entre os dias 4 a 10 do mês em curso.
Abel Guerra Paulo lembrou que, no município do Cuito, existem cinco instituições do ensino superior, que, do ponto de vista de investigação de estudo e de interesse da academia, têm usufruído directamente destas ferramentas.
O administrador frisou que o evento vai auxiliar a difundir o interesse pela tecnologia espacial e a ciência na província, sobretudo nas instituições de ensino e na sociedade civil.
Por sua vez, o coordenador do Programa Espacial Nacional, Lumonansoni André, realçou que o Executivo angolano continua a trabalhar, para a curto prazo, conectar as pessoas, as instituições (escolas, hospitais e outras) com o uso da Internet, com o objectivo de estimular o crescimento da economia nacional, em benefício do bem-estar de todos.
Para si, as novas tecnologias contribuem no crescimento da economia nacional, como incentivo à inovação, criatividade e investigação científica.
Numa iniciativa do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), a palestra foi marcada pela dissertação de dois temas; sendo o primeiro sobre o Espaço e as Mudanças Climáticas, dissertado pelo coordenador nacional de Educação Espacial, Lumonansoni Eduardo André, e o segundo sobre Estimativas de chuvas em superfícies da terra através do satélite, pelo climatologista do INAMET, Elias Quichanga.
Estiveram presentes magistrados judiciais e do Ministério Público, membros do Governo, órgãos de defesa e segurança, professores, estudantes, autoridades tradicionais e membros da sociedade civil. AS/PLB