Mbanza Kongo- Trezentos e 20 alunos serão absorvidos no próximo ano lectivo, que inicia em Setembro, pelo primeiro Instituto Médio Politécnico Privado de Mbanza Kongo, província do Zaire, que arranca com seis cursos nas áreas administrativa e de saúde.
Denominada “Muzunza”, a instituição localizada na zona do Quilemos, bairro 11 de Novembro, ministrará cursos nas especialidades de Contabilidade, Informática, Administração Pública, Gestão de Recursos Humanos, Enfermagem e Análises Clínicas.
O imóvel de primeiro andar detém 12 salas de aula, bloco administrativo, posto médico para primeiros socorros, cantina, balneários, sala de professores, armazém, biblioteca, sala para coordenadores de disciplinas e uma área reservada para o responsável máximo da escola.
As inscrições neste estabelecimento de ensino arrancaram esta segunda-feira, 09 de Agosto, de forma gratuita, segundo o responsável da instituição, Pedro Martins Norman, frisando que as matrículas estão previstas para decorrer em duas semanas, depois ao custo de cinco mil Kwanzas.
Em declarações à Angop, avançou que as condições técnicas e materiais estão criadas para o arranque das aulas na data prevista, incluindo o corpo docente que começou a ser recrutado, sem avançar o número de professores a ser admitido.
Informou que, as propinas mensais para os cursos de Contabilidade e Informática estão fixadas em oito mil Kwanzas cada, sete mil e 500 Kwanzas para Administração Pública e Gestão De Recursos Humanos.
Os alunos que optarem pela Enfermagem e pelas Análises Clínicas terão que desembolsar, mensalmente, 12 Mil Kwanzas em cada uma destas especialidades de saúde.
Para Pedro Martins, a opção por estes cursos resultou de um estudo de mercado local, que demonstrou haver grande demanda e pouca oferta, na rede pública.
Mbanza Kongo, o município sede da província do Zaire, tem apenas uma escola técnica média de saúde (pública) que oferece formação em Enfermagem e Análises Clínicas, mas com capacidade limitada.
A pouca capacidade de absorção verifica-se, também, no Instituto Médio Público de Administração e Gestão local que está longe de responder a demanda crescente por estes cursos por parte de adolescentes e jovens.