Soyo – Uma ravina de cerca de 50 metros de profundidade e dois de largura, que ameaçava engolir parte da estrada asfaltada no bairro Kintambi, periferia da cidade do Soyo, província do Zaire, começou a ser estancada em Maio deste ano.
Segundo o administrador municipal adjunto do Soyo para a área técnica, infra-estruturas e serviços comunitários, Adelino Nkai, em declarações esta quinta-feira, à ANGOP, a progressão da ravina ameaçava cortar a circulação rodoviária na estrada nacional EN100, que liga a circunscrição ao resto do país.
Conforme o responsável, durante os trabalhos prevê-se ainda a abertura de uma linha para o desviou de águas pluviais para o rio para se evitar o ressurgimento da referida ravina.
Sem avançar custos, disse, a empreitada está a ser executada pela administração municipal em parceria com algumas empresas de construção civil sedeadas na municipalidade.
Os trabalhos consistem em reposição de terras e pedras, assim como na compactação dos solos, uma empreitada que culminará com o alargamento das bermas deste subtroço.
O município do Soyo dista a 310 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo e tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes.