Lubango - Mil plantas do tipo jacarandá foram hoje, terça-feira, entregues à Administração do Lubango pelo Governo da Huíla, para serem plantadas em zonas "críticas", com vista a repor a cintura verde e recuperar o título de "jardim de Angola".
Em declarações à ANGOP, à margem da recepção das plantas, o administrador municipal do Lubango, Lisender André, agradeceu o gesto do Governo local, pois as árvores que receberam “vão dar uma imagem diferente é agradável à cidade”, principalmente naquelas zonas onde as antigas foram vandalizadas.
De acordo com o administrador do Lubango, as árvores estão destinadas a serem plantadas em toda a avenida 4 de Fevereiro, que liga a cidade ao Aeroporto da Mukanka, concretamente nos jardins, com maior incidência nas proximidades da zona industrial.
Nesta senda, apelou ao munícipes para os cuidados a ter com as árvores, pois não se pode aceitar a contínua vandalização dos bens públicos, onde se enquadram as plantas que ajudam a equilibrar o meio ambiente e a embelezar a cidade.
Entretanto, o governador provincial Nuno Mahapi, fez saber que a acção deve constituir o início para que o município tenha a cultura de começar a arborizar-se, associada à cultura da fiscalização para que ninguém as arrancar ou destruir.
Apelou as autoridades a punirem severamente às pessoas que vandalizam plantas e outros bens públicos, sublinhando que vai cobrar da administração municipal resultados dessa oferta. BP/MS