Xangongo - O abastecimento de Energia eléctrica a Vila de Xangongo, sede municipal de Ombadja, província do Cunene, está a ser feito com restrições, devido a avaria registada há 15 dias, em dois, dos quatros grupos geradores da central híbrida.
A informação foi avançadoma esta terça-feira pelo agente de Comunicação Institucional e Imprensa da ENDE no Cunene, Luís Capitango, referindo que dos cinco megawatts de potência instalada, actualmente a central híbrida do Xangongo produz apenas 0,7, o que impossibilita atender a demanda de clientes.
Em declarações à ANGOP, explicou que a central híbrida conta com quatro grupos geradores com capacidade de produção de três megawatts e a componente solar dois megawatts, mas devido às avarias e o tempo de uso, os dois geradores apenas estão a garantir 0,7 MW.
Relativamente à componente solar, realçou que, devido ao clima de nebulosidade, o nível de produção ficou bastante reduzido, o que limita atender os mais de dois mil e 100 clientes, com particular realce para os horários de ponta.
Disse que o problema advém há mais de dois meses, sublinhando que em Dezembro de 2023, a PRODEL instalou um novo gerador de 0,8 kv, mas que também apresentou avarias, agravando as restrições com realce no período das 10 às 14 horas e 17 as 22 horas.
Enquanto prevalecer a situação, esclareceu que os bairros de Xangongo vão continuar a receber energia eléctrica com restrições, enquanto isso a prioridade será para as áreas estratégicas como hospitais e órgãos públicos.
Luís Capitango garantiu que esforços estão a ser feitos pelas instituições a fins, que estão a tentar recuperar pelo menos um grupo no sentido de se repor a situação nos próximos dias, daí que solicitou maior compreensão dos munícipes.
O município de Ombadja dista a 98 quilómetros da cidade de Ondjiva e está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala yo Mungo, com um universo de 394 mil e 964 habitantes.FI/LHE/ART