Luanda – O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) anunciou esta quarta-feira, em Luanda, o lançamento do “Prémio liberdade de imprensa” para o dia 30 deste mês.
O prémio visa o reforço da valorização e o reconhecimento do desempenho dos profissionais da media angolana.
Ao anunciar o facto, a presidente do Conselho Deontológico do SJA, Stela Silveira, sublinhou que a atribuição do galardão irá distinguir os jornalistas pela qualidade, audácia e comprometimento com a verdade, bem como incentivar um verdadeiro jornalismo de investigação.
Para além disso, o prémio visa, igualmente, reconhecer a entrega dos jornalistas às causas da nação, democracia e do combate à corrupção.
Sem revelar o valor do prémio, Stela Silveira, que falava durante a 1ª Conferência Nacional de Jornalistas, realizada hoje na capital do país, apelou a necessidade dos profissionais serem mais ousados no exercício da profissão, respeitando os limites da lei.
Sob o lema “Por um jornalismo livre, ético e digno”, a 1ª Conferência Nacional de Jornalistas enquadrou-se no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa que se assinalou esta quarta-feira.
Durante o evento, que contou com delegados das 18 províncias do país, os jornalistas reflectiram em torno dos temas “A dimensão jurídica da liberdade de imprensa”, “Acesso à informação nas zonas rurais e as rádios comunitárias” e “Auto-regulação e o funcionamento dos órgãos de comunicação social”.
Os conferencistas também debateram sobre as condições sociais dos jornalistas, o funcionamento da Comissão de Carteira e Ética (CCE) e a função dos conselhos de redacção e a sua relação com a CCE. QCB/ART