Camabatela - A vila de Camabatela, sede do município de Ambaca, província do Cuanza-Norte, encontra-se privada do fornecimento de água potável há cerca de 30 dias, por causa de uma avaria no sistema de captação.
Segundo o responsável do sector de Energia e Água da província, Angelino Cacola, a interrupção no abastecimento de água deve-se a avaria de duas bombas que suportam o sistema de captação, que precisam de substituição por não corresponderem à demanda de consumo.
Em declarações à imprensa, a propósito da visita do governador provincial ao município, Angelino Cacola disse que o sistema de captação e distribuição de água da vila de Camabatela, construído na época colonial, dispõe de um ramal de sete quilómetros.
Em consequência da avaria, o abastecimento de água está a ser feito com recurso a um camião e quatro moto-cisternas, enquanto se criam condições para a aquisição de novos equipamentos de substituição.
No final da visita, o governadorJoão Diogo Gaspar considerou a situação "preocupante" e informou que foi contactada uma equipa técnica para a solução imediata do problema.
Com uma população estimada em mais de 10 mil habitantes, Camabatela é a sede do município de Ambaca, localizado a 180 quilómetros de Ndalatando, capital da província do Cuanza-Norte. LJ/IMA/DC