Menongue – A vice-governadora da província do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, reconheceu esta terça-feira, em Menongue, a responsabilidade da mulher rural na educação dos filhos e na sua forma de transmissão de valores morais.
Ao discursar no Fórum Provincial da Mulher no Meio Rural, sob o lema “Mulher no Meio Rural, a Chave para o Desenvolvimento”, a vice-governadora destacou a participação activa das mulheres, não só no sustento das suas famílias e das comunidades rurais onde residem, mas também na preservação de um conjunto de saber e de valores culturais.
Helena Chimena ressaltou ser inegável o papel que a mulher representa no seio da comunidade rural, como pilar da vida familiar e comunitária, através de vários exemplos de coragem e resiliência, que contribuem no crescimento sustentável da sociedade.
A vice-governadora lembrou que, apesar das valências que as mulheres no meio rural possuem, as desigualdades sociais ainda são preocupantes, numa realidade com indicadores distantes das metas traçadas, voltadas para o desenvolvimento humano de forma quantitativa e justa nas zonas mais afectadas pela pobreza.
Salientou que, para inverter o quadro, o Executivo continua a investir em políticas sociais inclusivas e assertivas que engrandecem as mulheres, com o envolvimento e participação directa desta franja da sociedade.
Por seu turno, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género local, Aida Rosalina Pedro Manuel, reiterou a necessidade do governo continuar a apostar em políticas que visam o empoderamento da mulher, para o asseguramento do crescimento das comunidades rurais.
Disse que estas acções passam pelo incentivo produtivo, acesso aos serviços sociais básicos, cidadania, igualdade de género e associativismo e valores morais.O Fórum Provincial da Mulher no Meio Rural contou com a presença de delegados e directores de instituições públicas, administradores municipais, mulheres dos mais variados estratos da sociedade com destaque para religiosas, políticas, professores, empresárias, entre outros convidados.
Teve como objectivos auscultar os grandes problemas das mulheres no seio das comunidades rurais, partilhar experiências, tendo em conta a realidade de cada uma, assim como promover a imagem e a contribuição das mulheres no meio rural, entre outros.MSM/JSV