Uíge - A importância da consciencialização e educação das novas gerações, sobre a protecção dos idosos e a promoção de uma imagem positiva da velhice, foi defendida nesta quarta-feira pela vice-governadora provincial do Uíge para o sector Político, Social e Económico, Maria Cavungo.
Ao intervir na festa de natal dos idosos do Lar de Quituma, arredores da cidade do Uíge, Maria Cavungo pediu às famílias para valorizarem mais os idosos, colocando-os no centro das suas prioridades.
Com a adopção desse comportamento pela população local e não só, acrescentou, os idosos poderão estar mais protegidos e reinseridos na sociedade.
Por outro, apelou aos idosos a observar, durante a quadra festiva, as medidas de biossegurança, nomeadamente o uso de máscaras, lavagem frequente das mãos com água e sabão, higienização com álcool gel e o distanciamento físico
A comemoração do Natal Solidário, que juntou 40 idosos, contou igualmente com a presença da madrinha do lar, Zulmira João da Rocha, e dos responsáveis do Governo Provincial do Uíge.
Pronunciando-se no acto, a madrinha do lar prometeu apoiar com bens alimentares, entre outros materiais para suprir as dificuldades com que se debatem os idosos.
Tal como as 71 crianças órfãs dos lares “São José” e “Domenico Leonati, no município de Sanza-Pombo, os idosos receberam arroz, massa e óleo alimentar, fuba de milho, açúcar, farinha de trigo, bolachas, água, sumos, refrigerantes, calçados, roupa usada, material de higiene e de biossegurança.
Construído em 2010, o lar de Quituma, adstrito ao Gabinete Provincial de Acção Social, Família e Igualdade do Género, possui 16 residências, num total de 32 quartos.