Alto Cawale - O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Uíge, António Mutunda, reafirmou quarta-feira, no município do Alto Cawale (Cangola), a aposta do governo local em continuar a desenvolver acções que visam melhorar as condições sociais das crianças.
A aposta consiste em continuar atribuir assento de nascimento às crianças, apoiar os programas Valor Criança, Nascer Livre para Brilhar, garantir a educação, segurança alimentar, entre outros serviços essenciais.
António Mutunda, que presidiu o acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Criança, celebrado esta quarta-feira, referiu que a construção de escolas tem permitido a inserção de várias crianças no sistema de ensino.
Sob o lema "Todos unidos pela proteção da criança e desenvolvimento intregrado, faça do seu munícipio um exemplo”, o combate à violência contra criança é outra aposta que o governo local apresentou no encontro.
Em relação ao programa Valor Criança, financiado pela União Eurpeia, informou que já beneficiou mais de 4.000 crianças da província do Uíge.
Com a construção de novas uinidades sanitárias, explicou, o acesso aos cuidados primários de saúde tem permitido a expansão da rede sanitária na região.
Presente no acto, o director provincial interino do Instituto Nacional da Criança (INAC), José Domingos Papo, disse estar preocupado com o aumento de casos de violência contra a criança.
Por essa razão, disse que foram agendadas actividades de sensibilização sobre os crimes praticados contra as crianças.