Ondjiva - O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Cunene, António Matias, orientou esta quarta-feira, mais rapidez nos trabalhos de limpeza das valas de drenagem da cidade de Ondjiva.
Os trabalhos programados para 15 dias, vão facilitar a requalificação das valas de drenagem e o nivelamento dos diques de protecção contra as enchentes da cidade de Ondjiva.
Estão envolvidos na empreitada, a Administração do Cuanhama e o Gabinete de Infra-estrutura e Serviços Técnicos, onde o foco é melhorar as linhas de escoamento das águas pluviais, para evitar inundações nas residências.
Falando à margem de uma visita de constatação aos trabalhos, António Matias, disse que deve-se imprimir mais esforços para se acautelar que as águas pluviométricas sigam o curso normal.
"As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), indicam para o Cunene, nos próximos sete dias, quantidades de quedas pluviométricas, daí a necessidade de uma maior celeridade nos trabalhos”, afirmou.
Explicou que com a conclusão da limpeza dos canais de drenagem, haverá melhor funcionalidade dos diques, bem como melhorada as condições de saneamento básico e mobilidade urbana.
António Matias pediu ainda a equipa do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), para fazer levantamento das cotas topográficas, para permitir um trabalho mais concreto de desassoreamento das valas de drenagem.
Com a emreitada serão desassoreados todo trajecto ao longo do dique do bairro Naipalala, da Blue ao Eiffel, aberta uma passagem hidráulica na zona da Prodel de modo a criar um trajecto de água até à chana.
O trabalho abrange ainda a zona do campo do Pioneiro Zeca, no bairro dos Castilhos ao Banco Sol, com a colocação de algumas manilhas no sentido de permitir maior fluidez de água e evitar enchentes nas residências.
Depois das cheias de 2008 e 2009, as chuvas voltaram a inundar as chanas e cursos de água que circundam a cidade de Ondjiva, sede capital da província do Cunene.
A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, conta actualmente com 95 mil 628 habitantes distribuídos em 24 bairros.