Cahama – O vice-governador para o sector Técnico e Infraestruturas da província do Cunene, António Matias, destacou, esta sexta-feira, os projectos sociais, inseridos no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), na Cahama.
O município da Cahama, conta com 16 projectos do PIIM, sendo 11 ligados a empreitadas e cinco a despesas e apoio ao desenvolvimento, dos quais sete já inaugurados, orçados em mil milhões 290 milhões 80 mil e 106 kwanzas.
Dos nove projectos sociais, entre escolas de sete salas, residências para professores e enfermeiros, centro de saúde, entre outros, com uma execução física na ordem dos 85 por cento.
Ao falar à ANGOP, no final da visita de constatação às obras do PIIM, António Matias disse ter gostado da qualidade das obras do Centro de Saúde de Otchindjau, as instalações da Assembleia autárquicas e outras, em construção no município.
Manifestou-se ainda satisfeito com a execução física e financeira dos projectos, que demonstra rigor no cumprimento dos prazos previstos nos contratos, na certeza que antes do final do ano, as obras serão terminadas e entregues aos beneficiários.
O responsável lembrou que, com a conclusão dos projectos, os serviços sociais vão aumentar, sobretudo em termos de infraestruturas escolares, para facilitar a inserção de crianças no sistema de ensino.
Explicou que a vinda ao município, permitiu avaliar o estado actual da ponte da vila de Otchindjau, que será substituída por uma de estrutura metálica, colocação de passagem hidráulica para permitir a circulação de pessoas e bens, na época das chuvas.
António Matias sublinhou que em função da conotação e do levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) vão redobrar esforços para recuperação da via que liga o município da Cahama e do Curoca.
Na província do Cunene conta com 122 projectos do PIIM, dos quais cinco de subordinação central, 10 da competência do governo da província e 107 da responsabilidade das administrações municipais.