Matala - Com o objectivo de sensibilizar a população sobre as consequências do suicídio nas famílias, na sociedade e resgatar os valores cristãos, cívicos e morais, a Igreja Verbo Vivo, no município da Matala, na Huíla, promoveu, este sábado, uma marcha sob o lema “Com Cristo, Para Cristo, Juntos Contra o Suicídio”.
O pastor e responsável da congregação no município, Arlindo Tchoya, informou que o número elevado de suicídios em adolescentes e jovens registados pelas autoridades, na Matala “é assustador”, o que levou a denominação, com apoio da administração e sociedade civil a organizar a marcha de prevenção.
Destacou que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, os transtornos mentais, o desemprego, problemas amorosos ou conflitos conjugais, assim como a pobreza, são as principais causas dos suicídios e pediu às famílias a participar em acções formativas e nos cultos religiosos, por darem respostas a essas aflições.
Por sua vez, a primeira secretária da JMPLA na Matala, Isabel Gongo, que também participou da marcha, afirmou que os casos de suicídios preocupam a sociedade e louvou a iniciativa da Igreja Verbo Vivo, mas também valorizou o diálogo no seio das famílias para construção de uma sociedade saudável.
Com mais de 350 mil habitantes, o município da Matala dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango, capital da província da Huíla. MS