Lubango - Quatrocentas famílias do bairro Patrice Lumumba, no Lubango, província da Huíla, estão desde segunda-feira privadas do fornecimento de energia eléctrica, em consequência da vandalização de uma cabine eléctrica, cujos danos materiais estão por se avaliar.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo porta-voz da Empresa Nacional de distribuição de Electricidade (ENDE), Yuri Chico, tendo avançado que indivíduos ainda por se identificar abriram as portas de um Monobloco (PT) e retiraram os fusíveis, tendo deixado metade do bairro, concretamente a Zona industrial nº1, sem energia eléctrica.
Destacou que os técnicos da ENDE estão a trabalhar no sentido de ultrapassar a situação e hoje já foi possível repor o normal fornecimento de energia a 200 famílias, trabalho que deve ser concluído na quarta-feira.
De acordo com Yuri Chico a situação é recorrente a nível dos bairros do Lubango, pois na semana passada ficou afectada pela mesma causa a Mitcha, onde foram vandalizados dois armários de distribuição, por indivíduos que pretendiam furtar cabos de cobre.
Salientou que a situação para além de deixar igual número de famílias sem o fornecimento de energia e a reposição dos armários vai custar aos cofres da ENDE mais de quatro milhões de kwanzas.
Explicou que, a área de segurança empresarial da empresa está a trabalhar junto do Serviço de Investigação Criminal para esclarecer os casos que estão a prejudicar muitas famílias e pede a população a denunciar esses actos, no sentido de serem responsabilizados criminalmente. BP/MS