Cuito - O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) realçou hoje, quarta-feira, no Cuito, província do Bié, a contínua aposta na implementação de projectos de saneamento das comunidades e combate à desnutrição.
A pretensão foi avançada pelo chefe do projecto de água, saneamento, higiene, clima e resposta humanitária da Unicef em Angola, Alban Nouvellon, após uma audiência concedida pelo governador do Bié, Pereira Alfredo.
Para este ano, disse, pretende continuar a apoiar o sector da saúde no combate à desnutrição nas crianças, reforçar a parceria com outras instituições sociais, no âmbito do programa integrado de Saneamento Total Liderado Pelas Comunidades (STLC), de modo que o Bié seja a primeira sem defecação a céu aberto nas zonas rurais dentro de alguns anos.
Vai ainda apostar na mobilização de fundos para aquisição de produtos (leite terapêuticos e alimentos terapêuticos), visando assistir crianças com desnutrição nas unidades sanitárias e não só.
A delegação do Unicef, no Cuito, visitou a Unidade Especial de Nutrição no Hospital Provincial, para constatar o programa de tratamento da desnutrição em crianças, e a escola Nº 13, no quadro do programa de higiene e saúde menstrual para meninas adolescentes.
Entretanto, Josefina Carlos Massoxi, directora do gabinete provincial do Ambiente do Bié, enalteceu o trabalho do Unicef, ao sublinhar que tem contribuído para mudança positiva da conduta da população e consequente melhoria da qualidade de vida.
Segundo ela, o projecto de água e saneamento, no Cunhinga, abrange mais de sete mil famílias, em 64 aldeias despertadas e 40 certificadas, permitindo a redução de doenças e consequentemente a preservação do meio ambiente.
Solicitou as demais instituições sociais, igrejas e outras organizações não governamentais na região no sentido de juntarem esforço para que mais comunidades beneficiem do projecto e sejam certificadas sem defecação ao ar livre.BAN/PLB